sexta-feira, 2 de julho de 2010

Iguarias ou Santificação ?

Daniel 1. 5 e 8
5. 'E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
8. Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.'


A passagem bíblica acima retrata inúmeras situações de nossas vidas pelas quais passamos diversas vezes ao dia e muitas vezes nos deparamos com elas e nem percebemos. Daniel, no texto, foi tentado a ter tudo do bom e do melhor. Foi-lhe oferecido o melhor vinho, as melhores refeições; o total conforto, porém ele recusou. Por que? É, aparentemente não vemos problema algum, afinal que mal há em comermos e bebermos bem? Pois é, mas essa passagem serve para nos fazer refletir além de comida e bebida. Aplicando para as nossas vidas serve-nos bastante de lição. Quantas vezes somos tentados com as "iguarias" que nos são oferecidas diariamente? Provavelmente está pensando que isso não acontece com você. Será mesmo? O que seria então aquele menino ou menina que nos deparamos querendo "ficar" conosco? Não seria isso uma iguaria que nos é oferecida por Satanás? Ou então aquela "cola" na hora da prova na hora do desespero ou até mesmo que nos pedem quando somos nós quem sabemos? Ou então aquela conversa que muitas vezes ocorre nas nossas rodinhas de amigos falado mal de "fulano", que na maioria das vezes nem são baseadas em verdades? Será que temos enxergado que essas coisas e inúmeras outras são as "iguarias" que o Diabo tem colocado em nossas vidas? Mais que isso, temos tido vontade de abrir mão dessas "iguarias"? Daniel teve. Ele abriu mão do que lhe foi oferecido para que não fosse contaminado e com isso não desagradasse ao seu Deus! E nós, temos escolhido as iguarias, e com isso a contaminação ou temos recusado? Até quando iremos (me incluo completamente nisso) viver essa vidinha medíocre de desfrutarmos das iguarias e contaminações deste mundo? O Deus a quem servimos, ou pelo menos deveríamos, é um Deus Santo, que abomina tudo aquilo que é sujo, tudo aquilo que destrói o nosso relacionamento com Ele e que nos distancia Dele. Resta escolhermos entre aquilo que nos é oferecido pelo mundo ou a termos nossa vida buscando santificação num Deus que é Santo, lembrando que não é por mérito nosso que iremos adquirir isso e sim pela graça e misericórdia de Deus.

Naira Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário